Proposta freelancer: Como conquistar o cliente

A proposta freelancer é o principal desafio de quem vende serviços na internet. É aqui que a grande maioria erra e é por causa disso que tantas pessoas começam e acabam desistindo. 

Preparei um guia completo para você que deseja aprender a escrever propostas que fecham. 

teste

proposta freelancer

Storytelling na construção de propostas 

Entenda que todos estamos vivendo uma história, e nos enxergamos como protagonistas.

Um grande erro na construção de propostas é deixar que o seu protagonismo tome conta. Você acaba tentando convencer o cliente de que você é o herói.

Uma proposta desse tipo costuma ser assim: Oi, meu nome é alice e eu sou perfeita para o seu projeto porque sou formada em tal coisa, tenho experiência nisso, e sou muito esforçada.
Nada disso importa para o cliente. Ele está vivendo a própria história, não está interessado na sua. Você não é o herói que irá salvá-lo.

O cliente está interessado em encontrar uma solução que vai levá-lo ao próximo passo de sua jornada pessoal. Ele é o herói.

Sua melhor chance é escrever uma proposta onde você se posiciona como o que faltava para que o cliente chegue onde quer chegar. No storytelling, esse é o papel do Mentor, do Mestre. Um coadjuvante importante. Aquele que tem o que o personagem principal precisa para vencer, e chega na hora certa.

Uma proposta desse tipo costuma ser assim: Oi Jorge, li com carinho seu projeto. Acho que é justamente isso que você precisa para vender mais, e estou pronto para te ajudar. Em outros projetos parecidos, isso aqui deu muito certo.

Observe que a sua experiência só é interessante na medida que ela acrescenta em algo na jornada do cliente.

Por isso estruturaremos toda a ordem da sua proposta mais tarde. Mas primeiro…

Leia também: Melhores sites de freelancer: 6 opções que você precisa conhecer

Passo a passo para conquistar a atenção do cliente

1 – Leia o projeto

Você talvez esteja achando estranho essa primeira dica. Como enviar propostas sem saber o que o cliente está procurando? Acredite, muita gente faz isso. A grande maioria sequer ler o projeto. 

Antes de fazer a sua proposta, leia detalhadamente o projeto apresentado pelo cliente. Veja se você entendeu direitinho tudo o que o cliente quer.

Você precisa entender com precisão o que o cliente deseja, se possível, seja a pessoa que mais entendeu o que ele precisa no mundo, e faça-se a solução ideal. 

2 – Prove que leu e que entendeu o que o cliente precisa (mas sem encher o saco)

É importante que a sua proposta demonstre que você:

  • Compreende as necessidades, objetivos e ideias do cliente
  • Considera todas as ideias e desejos da empresa ou do cliente
  • Oferece as melhores alternativas com a melhor qualidade
  • Dispõe do melhor custo-benefício do mercado
  • Pode comprovar a qualidade que promete (portfólio)

3 – Inclua na sua proposta todas as informações que o cliente solicita

As primeiras linhas da sua proposta devem provar ao cliente que você leu o seu projeto. Para isso, inclua logo no início todas as informações que o cliente solicitou. Primeiro sempre ele e o seu projeto, depois a gente fala de você. 

Fique de olho nas pegadinhas! Algumas pessoas inventam uma palavra ou criam uma regrinha e no meio do projeto pedem para você incluir na proposta comprovando que leu o projeto por completo. Sim, é nesse nível que as coisas funcionam. 

Entenda uma coisa, o cliente quer uma proposta freelancer personalizada. Uma das chaves para demonstrar que a sua proposta foi pensada exclusivamente para aquela pessoa, é utilizando ou respondendo especificamente ao que estava descrito ou requerido no projeto. 

Você pode até mesmo escolher palavra-chaves e repetir exatamente os mesmos termos que o cliente usou.  

4 – Organize suas ideias e seja objetivo

Não enrole. O cliente não tem tempo a perder e são muitas propostas. Escreva de forma objetiva e organizada, completamente focada no cliente, e trabalhe duro para conquistar sua atenção nas primeiras linhas da proposta. 

Dicas de organização: 

  • Foco no cliente
  • Linguagem simples e pessoal 
  • Parágrafos curtos (até 3 linhas)

Deixe para falar sobre como você é bom depois de provar que entendeu o que o cliente precisa utilizando as dicas do passo anterior. 

5 – Seja específico e profissional

Incluir detalhes específicos acerca do seu trabalho a da sua visão do projeto é importante. Enumere os passos que planeja seguir para cumprir a sua tarefa com sucesso e fale também sobre projetos similares dos quais você participou, demonstrando experiência. 

Sempre volte tudo o que você está escrevendo, esteja você falando sobre sua qualificação ou sobre o mercado do cliente, por exemplo, para aquele projeto de maneira específica. 

Desta forma o seu cliente perceberá que estudou cuidadosamente o projeto e que sabe exatamente como o deve executar.

Como estruturar uma proposta freelancer 

Saudação

Sempre chame o cliente pelo novo. Por mais que pareça um mero detalhe, esta é a primeira prova que o cliente terá de que você realmente dedicou tempo a enviar a sua proposta e de que tem interesse em seu projeto. 

Mantenha uma linguagem bem pessoal, seja simpático e educado, mas sem muitas formalidades. 

Personalização 

Ainda nas primeiras linhas você deve fazer de tudo para provar que a sua proposta é personalizada. É claro que não é para você falar exatamente isso, deve provar isso através da sua proposta. 

Não vá para suas qualificações antes de passar pela personalização. Esta é a sua chance de sair na frente da concorrência. 

Veja quais são os objetivos desta parte da proposta: 

  • Aproximação com o cliente, mostrando que você realmente tem interesse no tema do projeto;
  • Criação de autoridade no assunto, demonstrando que tem afinidade com a área do cliente;
  • Sensação de simpatia, considerando que você dedicou seu tempo e preocupação em demonstrar afinidade com o tema;
  • Mostrar que suas habilidades e qualificações são perfeitas para a demanda apresentada. 

Experiência 

Se você conseguiu fazer com que o cliente chegasse até aqui, a coisa está muito boa para o seu lado. É hora de falar de você! 

Vou repetir que é para vocês não esquecerem: não enrolem, o cliente não tem tempo. 

Fale sobre sua experiência em outros projetos, suas competências e como elas podem ajudá-lo, em especial sobre o seu diferencial. Tudo isso, sempre retornando para o projeto, de maneira específica. 

Marketing pessoal, meu amigo, capriche. 

Qualificação 

As qualificações são a cereja do bolo. Você pode ter conquistado a simpatia do cliente, mas sem mostrar qualidade e competência, não será contratado. 

Fale sobre os cursos que você fez, em suma, sobre sua capacidade de desempenhar de forma adequada aquilo que ele deseja. 

Este é o momento de apresentar o seu portfólio, de provar que você realmente sabe fazer o que promete. 

Escolha no seu portfólio aqueles projetos que tem a mais a ver com o cliente especificamente para quem a proposta freelancer será enviada. Personalize o máximo que você puder, é hora de chutar para o gol.

Apresente seu preço

Você construiu toda estrutura para chegar nesse ponto. Se você fez tudo certo, o cliente irá ver valor em sua proposta, e o preço não será um problema, é hora de apresentá-lo. Tome alguns cuidados:

  • Seja direto ao ponto: para fazer isso eu cobro isso.
  • Não se justifique.
  • Não peça desculpas pelo preço.
  • Deixe uma margem para abaixar o preço.

Oportunize um dialogo melhor

Feche deixando claro que você está a disposição para explicar ainda melhor sua proposta para o cliente, e que se ele quiser vocês podem marcar uma call. 

Reafirme que você está disposto a restruturar a proposta caso queira algo diferente.

Eis o pulo do gato, você não falou que pode abaixar o preço. Mas deixou aberta a possibilidade de fazer algo diferente e possivelmente mais barato, de forma que se o cliente quiser algo mais barato, ele vai falar com você.

Aplicando essas dicas certamente você aumentará exponencialmente as chances de fechamentos de sua proposta freelancer. 

Quer mais dicas sobre como ganhar dinheiro como freelancer? Me siga no Instagram e receba dicas gratuitas diariamente. 

Conteúdo

Posts Relacionados

Antes de ir embora!

Não quero deixar você perder a oportunidade de se tornar um profissional digital se esse for seu sonho. Se você deseja uma renda digna, independência financeira e liberdade geográfica eu realmente posso ajudar, e de graça.

Cadastre-se para ser avisado(a) do meu próximo treinamento gratuito!