Workana ou 99freelas: qual a melhor opção?

Workana ou 99freelas? A resposta é simples: as duas, desde que você entenda as diferenças entre elas. Ambas as plataformas oferecem ótimas oportunidades para freelancers, que podem negociar valores com a segurança de receber pelo seu trabalho.

Preparei este pequeno conteúdo para ajudá-lo não só na escolha, como também no desenvolvimento de uma estratégia para as duas intermediadoras. 

Para que servem? 

As plataformas vieram para suprir a necessidade de muitas empresas de conseguir mão-de-obra adequada para as suas demandas. Por outro lado, são também a solução para pessoas que desejam vender os seus serviços através da internet, que é o nosso caso aqui. 

Elas estão há anos no mercado, intermediando principalmente projetos nas áreas de design, programação, redação SEO, fotografia, produção de conteúdo, UX, social media e muitas outros. 

Vantagens de usar plataformas como o Workana e o 99freelas

Captação quente

Quem publica um projeto nas plataformas está interessado em contratar os serviços de um freelancer, seja para uma função pontual ou para manter uma parceria no longo prazo. 

Isso quer dizer que a sua captação através dessas plataformas é quente, ou seja, você tem certeza que a pessoa está buscando pelo serviço que você tem a oferecer e não precisa trabalhar para criar desejo. 

Facilidade em entrar em contato com potenciais clientes

Basicamente, um cliente que procura um site freelance quer ganhar tempo. Isso quer dizer que ele quer contato dinâmico com o profissional e em alguns casos precisa dele com urgência. 

Dependendo do nível de satisfação, essa relação perdura por muito tempo. Essa é uma das principais vantagens das plataformas, visto que conectam quem realmente está interessado em contratar e quem quer ser contratado. 

Possibilidade de se qualificar e construir reputação

Mais do que oferecer um serviço, você tem a chance de acompanhar o mercado e saber o que é preciso para que seu trabalho se torne relevante. 

Através das plataformas você pode acessar os perfis da concorrência, conhecer seus trabalhos e utilizar isso para criar um diferencial ou até mesmo para aumentar a qualidade do seu serviço. 

Tanto o Workana como o 99freelas oferecem meios para construção de reputação através das avaliações e comentários de clientes. Quanto melhor a sua reputação, mais clientes e clientes de melhor qualidade. 

Suporte técnico

O 99freelas e o Workana oferecem todo o suporte técnico em caso de dificuldades, possíveis dúvidas ou problemas relacionados às ferramentas. Além disso, garantem que ninugém saia prejudicado, especialmente quando o assunto é pagamento. 

Workana ou 99freelas

Vamos a uma pequena descrição das plataformas. Você precisa entender a diferença entre elas para saber por onde começar, embora, sim, se você puder, vale a pena investir em ambas. 

99freelas

Com mais de 40 mil projetos concluídos, o 99Freelas é um dos mais conhecidos sites que fazem a intermediação entre contratante e freelancer. Lá, qualquer pessoa ou empresa pode publicar um projeto, receber propostas dos profissionais ou entrar em contato diretamente com algum deles. 

O profissional, por sua vez, pode se cadastrar e enviar mensagens para seus futuros clientes, apresentando o seu trabalho, diferenciais e preços. 

O projeto só pode ser finalizado depois que o dinheiro é enviado à plataforma, e após isso é repassado ao freelancer. O 99freelas cobra 10% pela intermediação. 

Prós

  • A plataforma oferece toda a estrutura para a negociação, além do suporte para ambas as partes. 
  • O profissional preenche o perfil, recebe feedbacks e classificações que permitem uma pesquisa mais segmentada por parte do contratante. 
  • É possível encontrar oportunidades em várias áreas e conversar antes de fechar a proposta, alinhando os interesses das duas partes.
  • A 99freelas é uma empresa idônea, assim o profissional tem a segurança de que vai receber pelos serviços prestados.

Contras

  • Para conseguir enviar propostas assim que os projetos são publicados o profissional tem que pagar pela assinatura de um dos planos oferecidos. Aqueles com o plano básico devem esperar algumas horas para enviar propostas ou acumular pontos com algumas das tarefas oferecidas pela 99freelas, o que reduz as chances de fechar o negócio. 
  • O profissional precisa esperar até 30 dias para receber (dependendo do plano) depois de finalizar o projeto. 
  • A taxa assusta alguns freelancers, que acabam tendo que cobrar um pouco mais pelos serviços para valer a pena.  

Workana

O Workana possui uma mecânica semelhante a do 99freelas e basicamente faz a intermediação entre cliente e freelancer. A principal diferença é o sistema de níveis para cada freelancer.

A medida que você consegue participar de projetos dentro do site e obtêm boas avaliações (não violando as regras), vai subindo de nível. 

Basicamente, a cada trabalho realizado com boas avaliações, maiores são as chances de conseguir novos trabalhos e clientes. Dessa forma, a cada nível obtido, você pode utilizar mais recursos do site. 

Por exemplo, assim que se cadastra, o usuário é classificado como “Iron”, o nível mais baixo. Nesse nível pode se conectar a poucos clientes e executar apenas um projeto por vez. Conforme ele preenche suas informações no site e fecha com novos clientes, evolui para Bronze, Prata e Ouro e pode se conectar a mais clientes. 

Prós

  • A partir do cadastro, o profissional já consegue se conectar e negociar com clientes, mesmo no nível mais baixo.
  • A plataforma oferece todo o suporte para que o profissional possa crescer e desenvolver suas habilidades.
  • Há um valor mínimo para a proposta, assim o profissional pode valorizar sua mão de obra e não vender seus serviços por um valor abaixo do mercado.
  • Os planos pagos permitem sacar o dinheiro do projeto finalizado em até 24 horas, além de agregar mais certificações e treinamentos exclusivos. 

Contras

  • Ainda há uma certa dificuldade para crescer dentro da plataforma, que poderia oferecer meios mais simples e práticos para isso. Nesse cenário, você terá que trabalhar um pouco mais nos primeiros meses para alcançar um bom nível. 
  • Por conta da necessidade de subir de nível, muitos profissionais acabam cobrando abaixo do valor para conseguir os primeiros trabalhos. Até há clientes que valorizam o trabalho dos profissionais, contudo, é preciso procurar um pouco mais. 
  • A comissão de até 20% dependendo do plano também é uma desvantagem, mas que pode ser paga pelo cliente ou dividida entre as duas partes. 

Conheça também outras plataformas para captação: “Melhores Sites De Freelancer: 6 Opções Que Você Precisa Conhecer

Afinal, qual escolher?

Em geral, as duas plataformas são boas, seguras e fazem um bom trabalho de intermediação. A escolha vai depender dos seguintes fatores:

  • Facilidade de uso;
  • Ferramentas disponíveis;
  • Se vai ser o plano gratuito ou não;
  • Qual das plataformas oferece as melhores oportunidades para sua área;
  • Qual a média de preços pagos;
  • A concorrência;
  • Taxas e prazos para repasse de valores.

Faça um levantamento, se possível converse com outros freelancers e contratantes para avaliar qual a melhor opção. Como mencionei no início do texto, você pode usar as duas, com estratégias diferentes para cada uma. 

Qual a principal diferença?

Além das questões de usabilidade descritas anteriormente, outros dois aspectos diferenciam as plataformas.

99freelas 

No 99freelas você encontrará um número muito maior de projetos e uma concorrência mais fraca, porém, também estará lidando com clientes menos exigentes. 

Como usar isso a seu favor 

Primeiramente, ofereça um trabalho de qualidade, escreva boas propostas e apresente um bom portfólio para provar que sabe fazer o trabalho. Trabalhando bem esses 3 aspectos, se conseguir fazer o cliente ler a sua proposta, suas chances de fechar são altíssimas. 

Para resolver esse último desafio, recomendo que pague o Plano Pro. Vale a pena o investimento. Ative as notificações do aplicativo em seu celular e seja o primeiro a enviar propostas. 

Workana 

O Workana também tem muitos projetos, embora um menor número que o 99freelas. Entratanto, nesta plataforma você encontrará clientes mais exigentes e que, por isso, estão dispostos a pagar melhor pelo seu trabalho. 

Não temos como fugir dos aspectos básicos da captação via plataformas: você irá precisar ter qualidade na prestação de serviços, escrever propostas com carinho e ter um bom portfólio para mostrar. 

Prepare-se para um competição um mais acirrada, mas fique tranquilo, provavelmente você conseguirá obter retornos financeiros que justifiquem o esforço. 

Como iniciar a estratégia para conseguir clientes?

Primeiro, vale a pena trabalhar com as duas plataformas. Segundo, desenvolva uma estratégia própria para cada uma delas. Há duas dicas muito importantes que aprendi durante o período que trabalhei como freelancer na 99freelas e Workana:

1 – O cliente deve ser o protagonista da sua proposta e não você 

Um grande erro na construção de propostas é deixar que o seu protagonismo tome conta. Você acaba tentando convencer o cliente de que você é o herói.

O cliente está interessado em encontrar uma solução que vai levá-lo ao próximo passo de sua jornada pessoal. Ele é o herói.

Sua melhor chance é escrever uma proposta onde você se posiciona como o que faltava para que o cliente chegue onde quer chegar. No storytelling, esse é o papel do Mentor, do Mestre. Um coadjuvante importante. Aquele que tem o que o personagem principal precisa para vencer, e chega na hora certa.

É importante que a sua proposta demonstre que você:

  • Compreende as necessidades, objetivos e ideias do cliente
  • Considera todas as ideias e desejos da empresa ou do cliente
  • Oferece as melhores alternativas com a melhor qualidade
  • Dispõe do melhor custo-benefício do mercado
  • Pode comprovar a qualidade que promote (portfólio)

2 – Crie propostas personalizadas 

As primeiras linhas da sua proposta devem provar ao cliente que você leu o seu projeto. Para isso, inclua logo no início todas as informações que o cliente solicitou. Primeiro sempre ele e o seu projeto, depois a gente fala de você. 

Entenda uma coisa, o cliente quer uma proposta personalizada. Uma das chaves para demonstrar que a sua proposta foi pensada exclusivamente para aquela pessoa é utilizando ou respondendo especificamente ao que estava descrito ou requerido no projeto. 

Incluir detalhes específicos acerca do seu trabalho e da sua visão do projeto é importante. Enumere os passos que planeja seguir para cumprir a sua tarefa com sucesso e fale também sobre projetos similares dos quais você participou, demonstrando experiência. 

Sempre volte tudo o que você está escrevendo, esteja você falando sobre sua qualificação ou sobre o mercado do cliente, por exemplo, para aquele projeto de maneira específica.

Leia também: “Proposta Freelancer: Como Conquistar O Cliente

Me acompanhe no Instagram e receba dicas diárias de como obter sucesso em sua carreira como freelancer e conquistar a sua independência financeira.

Conteúdo

Posts Relacionados

Antes de ir embora!

Não quero deixar você perder a oportunidade de se tornar um profissional digital se esse for seu sonho. Se você deseja uma renda digna, independência financeira e liberdade geográfica eu realmente posso ajudar, e de graça.

Cadastre-se para ser avisado(a) do meu próximo treinamento gratuito!